Mentoplastia

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. Seu formato ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico com outros elementos como o nariz, olhos, boca etc. Poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída. Para ambos os casos, existem correções cirúrgicas.

A mentoplastia mais comum é a que a visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), por meio da inclusão de uma peça de silicone.

Preencha o formulário e tire seus dúvidas, para sua comodidade ligaremos para você!



Dúvidas e informações

Onde se localizam as cicatrizes?

Poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.

Qual é o tipo de anestesia utilizada?

Geralmente, esta cirurgia é indicada em pacientes adultos. Se se tratar de correção exclusivamente do queixo, a anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

Como é a peça de silicone que será introduzida?

O cirurgião geralmente modela a peça ou se utilizam peças pré-moldadas. Existem vários tamanhos de implantes, que poderão ser apresentados ao (à) paciente durante as entrevistas pré-operatórias.

O silicone é perigoso?; Não poderpa ocasionar um câncer?

Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de uma substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça. Quando isso acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia etc.), retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer sequela. Posteriormente, poderá ser introduzida nova peça. Vale lembrar que o silicone na forma líquida é condenado para uso médico.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra um pequeno desconforto, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.

E os curativos?

Costuma-se fazer um tipo de curativo local de manutenção para ajudar a manter a prótese fixada. Este curativo também serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

Quantos dias ficarei em repouso?

Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 4 a 5 dias, sem contudo haver a necessidade de repouso absoluto.

Qual é o maior cuidado que se deve tomar antes da operação?

Informar ao seu cirurgião plástico quanto à intercorrência de algum dente, principalmente da arcada inferior, infeccionado ou inflamado. Caso ocorra esta eventualidade, solicite a seu dentista que a trate antes de procurar seu médico para a cirurgia de mentoplastia de aumento.

Minha fisionomia mudará muito com essa cirurgia?

Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

Essa cirurgia poderá ser associada à rinoplastia (cirurgia do nariz)?

Em muitos casos, o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando a um melhor equilíbrio estético da face.

Recomendações

*Pré-operatórias:

-Comunicar seu cirurgião plástico, até a véspera da cirurgia, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta etc;

-Internar-se no hospital ou clínica especializada no dia e hora indicados na guia de internação. Em caso de anestesia geral, manter o jejum. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia;

-Compareçer acompanhado à internação;

* Pós-operatórias:

-Evitar friagem, sol e traumatismos locais no pós-operatório;

-Retornar ao consultório nos dias e horários estabelecidos;

-Escovar os dentes com escova macia;

-Obedecer à prescrição médica;

-Não se preocupar com o “inchaço” natural do queixo, que poderá persistir por algumas semanas;

-Evitar alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas);

Rua Timbiras, 2072, sl. 1105 - Lourdes Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30140-069

(31) 3275.1488

sbcpmg@sbcpmg.org.br