Blefaroplastia

O que é ?

A cirurgia plástica das pálpebras corrige apenas os excessos de pele e gordura e de flacidez muscular do território palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além do estético. Não deverá, entretanto, acarretar qualquer prejuízo para a função das pálpebras, desde que a evolução pós-operatória seja normal.

 

Preencha o formulário e tire seus dúvidas, para sua comodidade ligaremos para você!



Dúvidas e informações

Existe uma idade ideal para se operarem as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após os trinta anos.

As cicatrizes são visíveis?

A pele das pálpebras é muito fina, por isso as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização sd cicatrizes são passíveis de disfarce com maquiagem leve desde os primeiros dias.

Qual o tipo de anestesia utilizada?

Pela pequena extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, com uma sedação prévia). Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local ou quando a blefaroplastia for feita simultaneamente a outras cirurgias.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Seu médico prescreverá aquele mais indicado. Não se automedique.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles(as) que já no 4º ou 5º dia apresentam um aspecto bastante natural. Outros atingem esse resultado após o 8º dia. Mesmo assim, nos 3 primeiros dias do pós-operatório há maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase. A utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

Qual o período de internação?

Para as cirurgias com anestesia local, de 4 a 8 horas. Em caso de anestesia geral, 24 horas.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois a permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar sobre o tempo total.

O que são as manchas roxas ou avermelhadas observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente e na conjuntiva ocular. Devem-se ao trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas uma intercorrência transitória e reversível.

Quando atingirei o resultado definitivo?

Após o 3º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?

Não obrigatoriamente. Pode ser recomendada a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, como profilaxia do edema acentuado. Alguns cirurgiões, entretanto, preferem a oclusão dos olhos no pós-operatório.

Afinal, o resultado compensa?

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato da cirurgia das pálpebras não proporcionar rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará esse território. O rejuvenescimento da face implica em outras condutas associadas à blefaroplastia. Os “pés de galinha”, mesmo que devidamente operados, nunca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente.

Recomendações

* Pré-operatórias

– Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) no horário previsto na sua guia de internação.
– Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
– Não fazer maquiagem no dia da internação.
– Trazer óculos escuros.
– Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, vir em jejum.
– Comparecer acompanhado(a) para a internação.

* Pós-operatórias

– Aplicar compressas com água fria sobre os olhos para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório.
– Alimentação livre, a partir do 2º dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos (proteínas) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas.
– Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento.
– Evitar sol, vento e friagem por 8 dias.
– Obedecer às prescrições médicas.
– Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados.
– Não traumatizar nem “coçar” os olhos.
– Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais após 3 a 4dias.

Rua Timbiras, 2072, sl. 1105 - Lourdes Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30140-069

(31) 3275.1488

sbcpmg@sbcpmg.org.br