Siga o caminho correto

Avalie o cirurgião, o procedimento e suas próprias expectativas.

Submeter-se a uma cirurgia plástica é um passo importante e você tomou a decisão correta em contactar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em seu quadro associativo, a SBCP reúne especialistas titulados e que receberam uma extensa formação profissional através de um dos mais rigorosos programas de treinamento médico de especialidades.

Nesta página, você vai encontrar dicas importantes para atingir os seus objetivos com toda segurança e confiança, com informações que deverão guiar os seus passos na escolha do médico e procedimentos possíveis.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é uma das maiores associações mundiais da especialidade. Fundada em 1948, é o órgão oficial da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina a conferir o Título de Especialista em Cirurgia Plástica.
A missão da SBCP é incentivar o avanço na qualidade dos atendimentos oferecidos aos pacientes, através da promoção de altos padrões de treinamento, ética, exercício profissional e pesquisa científica em Cirurgia Plástica. Além da formação e educação continuada oferecida aos seus membros a SBCP busca uma integração com a comunidade através de comunicações na mídia, site da internet e telefone de contato, visando proporcionar educação pública no que se refere aos assuntos da especialidade.
Apenas os membros da SBCP podem utilizar esta logomarca que expressa um símbolo de excelência em Cirurgia Plástica que você deverá procurar quando for escolher o seu cirurgião.

Sou um candidato ideal para uma cirurgia plástica?

A Cirurgia Plástica poderá lhe oferecer resultados muito satisfatórios com benefícios evidentes, entretanto ela não se aplica indiscriminadamente a qualquer pessoa. Se você está pensando em submeter-se a um procedimento, analise os seguinte pontos:

– Procure entender as limitações bem como os benefícios da Cirurgia Plástica. Nenhuma cirurgia pode atingir a perfeição, e não há garantias de que os resultados serão exatamente como você imagina.
– Seja realista em suas expectativas. A Cirurgia Plástica pode remodelar o seu corpo e não necessariamente a sua vida. Embora os resultados possam freqüentemente melhorar a sua auto-estima, eles não deverão resolver problemas conjugais, emocionais ou mesmo profissionais.
– Procure agendar a sua cirurgia quando estiver emocionalmente estável, fora de períodos de stress acentuado.
– Esteja preparado para suportar algum desconforto após a cirurgia, bem como a possibilidade de cicatrizes e outras intercorrências.
– Entenda que como qualquer outra atividade cirúrgica, os procedimentos envolvem algum tipo de risco.
– Saiba que a Cirurgia Plástica não está indicada para pessoas com alterações psicóticas comportamentais, depressão clínica, doenças mentais, usuários de drogas e alcoólatras.
– Pacientes com menos de 18 anos de idade necessitam de autorização dos pais para cirurgia, e uma avaliação especial para definir a maturidade física e mental necessárias para determinados tipos de procedimentos.

Como formar uma expectativa realista?

Uma adequada consulta médica é sem dúvida um bom começo. Durante este encontro inicial você deverá discutir os seus objetivos com o seu cirurgião. Após o exame clínico ele poderá lhe aconselhar pelo procedimento mais indicado para atingir as suas necessidades.

O seu cirurgião deverá:

– Responder clara e integralmente a todas as suas perguntas
– Identificar a sua reação às suas recomendações
– Oferecer alternativas, quando apropriadas, sem pressioná-lo a considerar procedimentos desnecessários.
– Receber naturalmente perguntas quanto a sua formação profissional, experiência, honorários e formas de pagamento.
– Apresentar claramente os riscos envolvidos e possíveis complicações.
– Dar informações sobre o procedimento que você deseja
– Deixar a decisão final para você.

Você também deverá se preocupar com o local onde sua cirurgia será realizada. Pergunte sobre os equipamentos disponíveis e as condições de segurança. Certifique-se de que o local é fiscalizado pelos órgãos de vigilância sanitária e licenciado para a realização do procedimento em questão.

Questões importantes durante a consulta

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião:

– Possui o Título de Especialista pela SBCP/AMB ?
– É credenciado em algum hospital como Cirurgião Plástico? Quais?
– Quantos procedimentos deste tipo já realizou?
– Onde e como a cirurgia será realizada?
– O local é inspecionado e licienciado pelos ógãos de vigilância sanitária?
– Quais são os riscos envolvidos?
– Qual o tempo para a recuperação, e a que tipo de limitações estarei submetido durante este tempo?
– Precisarei afastar-me do trabalho? Por quanto tempo?
– Quais são e como são cobrados os honorários médico-hospitalares? Existe cobertura pelo meu plano de saúde?

Quais são os procedimentos disponíveis?

Aqui você encontra uma lista dos procedimentos gerais em Cirurgia Plástica:

– Plástica abdominal(Dermolipectomia)
– Redução das mamas(Mastoplastia)
– Aumento das mamas(Inclusão de Prótese)
– Levantamento das mamas(Mastopexia)
– Reconstrução mamária
– Orelha em Abano(Otoplastia)
– Cirurgia das pálpebras(Blefaroplastia)
– Rugas faciais(Ritidoplastia)
– Implantes e injeções faciais
– Transplante capilar
– Lipoaspiração
– Plástica mamária masculina(Ginicomastia)
– Plástica nasal(Rinoplastia)
– Correção de cicatriz
– Esfoliação cutânea – Resurfacing/Peeling (laser – químico)
– Reparação de defeitos congênitos
– Cirurgia de queimados
– Cirurgia da mão
– Tumores da pele
– Traumatologia
– Tratamento de feridas

Siga o caminho correto

Por que os membros da SBCP têm qualificação especial?

A legislação permite que qualquer médico realize procedimentos em cirurgia plástica, embora só possa entitular-se Especialista se passar pelo treinamento e provas indicadas pela Sociedade Brasileira da especialidade. Desta forma você poderá se defrontar com profissionais que, embora legalmente amparados, não tiveram uma formação adequada para a realização dos procedimentos com segurança e eficiência.
Ao escolher um membro da SBCP você tem a certeza de que seu cirurgião, além de graduado por uma escola médica reconhecida, freqüentou dois anos de residência em Cirurgia Geral, e mais três anos em Cirurgia Plástica. Alem disso, foi aprovado em concursos com exames orais, escritos e curriculares para chegar a atingir as Categorias de Sócios da SBCP, sendo ainda chamado ao cumprimento de um rigoroso código de ética e à participação em jornadas e congressos para atualização profissional. Não deixe de exigir tais qualificações na hora de escolher o seu médico.

Rua Timbiras, 2072, sl. 1105 - Lourdes Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30140-069

(31) 3275.1488

sbcpmg@sbcpmg.org.br