Minas On-Line – 5ª Edição

Sendo considerada uma das cirurgias plásticas mais desafiadoras, a rinoplastia requer um extenso conhecimento da anatomia facial e da fisiologia do nariz. Sejam as cirurgias primárias ou secundárias, os procedimentos podem exigir o uso de materiais sintéticos mais caros e também pode haver repetição de várias cirurgias em um curto espaço de tempo.

Por muito tempo se procura por materiais que sejam de fácil cicatrização e que mantenham os bons resultados estéticos e funcionais, como a L-PRF. Membrana autóloga, rica em leucócitos e plaquetas, gera uma menor resposta inflamatória e rejeição.

O autor do artigo apresentado, Dr. Manoel Pereira da Silva Neto, Membro Titular da SBCP é Professor Adjunto de Cirurgia Plastica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Também é Supervisor da Residência de Cirurgia Plástica e Coordenador da Liga de Cirurgia Plástica e Dermatologia, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), onde defendeu sua tese de doutorado em 2021, a qual originou o referido artigo.

Dentre os coautores, destacam-se os colegas Cirurgiões Plásticos Dr. Marco Túlio R. da Cunha – Chefe do serviço, o Dr. Aluísio G. Medeiros e Dra. Luciana R. da C. C. Tiveron. Se destacam as professoras patologistas Dra. Renata M. Etchebehere, orientadora do doutorado e Dra. Élia C. de S. Almeida, coorientadora.

A publicação de artigos elaborados na pós-graduação é uma vitória para a Universidade e para os autores que passam a difundir o conhecimento desenvolvido para o restante do meio científico e profissional, justificando todo o esforço e dedicação.

“O uso do LPRF tornou-se rotina em minhas rinoplastias, tanto primárias quanto secundárias e tenho mais de 100 casos em que empreguei essa membrana”. – Dr Manoel Neto.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Compartilhe

Rua Timbiras, 2072, sl. 1105 - Lourdes Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30140-069

(31) 3275.1488

sbcpmg@sbcpmg.org.br