Nota de esclarecimento SBCP-MG

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais (SBCP-MG) em face da trágica morte de uma paciente em decorrência de procedimento estético realizado no Rio de Janeiro vem esclarecer que o responsável pelo procedimento não detém o título de especialista em cirurgia plástica e, portanto, não é habilitado para a realização do ato que levou a óbito sua paciente.

A SBCP-MG, assim como a Sociedade Brasileira e demais Regionais, realiza constantemente campanhas para alertar a população sobre a contratação de profissionais não especialistas para a realização de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. No site da entidade www.sbcpmg.org.br é possível acessar a listagem dos cirurgiões plásticos devidamente credenciados para estes procedimentos. Estes profissionais passaram por intenso processo de estudo, com dois anos de formação em cirurgia geral, seguida de mais três em cirurgia plástica, residência em serviço credenciado e prova de título de especialista, além da participação em inúmeros eventos técnico-científicos com estudos de caso e debates. Todo processo visa formar bons cirurgiões, capazes de discernir sobre o melhor tratamento e a condução de cada caso, de forma ética e responsável.

O fim trágico de mais um caso conduzido de forma irresponsável por um profissional sem formação adequada, em local também inadequado, traz à luz a necessidade de reforçar a importância da pesquisa sobre a habilitação do profissional escolhido para a realização de procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos. Infelizmente, casos como este continuarão a acontecer se não houver rigorosa observância pela população leiga sobre indicações, perfis em mídias sociais e grupos de divulgação sem o devido respaldo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A SBCP-MG lamenta o ocorrido, se solidariza com os familiares e amigos da vítima e reforça sua crença na boa formação dos cirurgiões plásticos mineiros e na luta por uma medicina cada vez mais ética e comprometida com a verdade.

 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais

Compartilhe

Rua Timbiras, 2072, sl. 1105 - Lourdes Belo Horizonte - MG - Brasil CEP: 30140-069

(31) 3275.1488

sbcpmg@sbcpmg.org.br